BOAS VINDAS!

Nossa Escola foi homenageada com o nome João Costa por ser ele o doador da área na qual foi construída a instituição de ensino. A Escola Municipal "João Costa" tem como missão "ensinar conhecimentos historicamente construídos, bem como habilidades, valores e atitudes aos jovens estudantes, possibilitando-lhes uma educação de qualidade". Neste sentido, tem como visão ser reconhecida e valorizada como instituição que promove o ensino e aprendizagem e o desenvolvimento dos envolvidos no processo educacional.

BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


08/07/2011

Aula de Campo - História e Ciências

Os alunos da Escola Municipal João Costa, sob a coordenação da professora de Ciências Liliane Jacinto Zerger e do professor de História Eliton Felipe, tiveram a oportunidade de vivenciar a prática de vários temas abordados em sala. Durante a aula de campo realizado na cidade de Jaraguá do Sul, os educandos visitaram os seguintes lugares:
Em Jaraguá do Sul fomos com a intenção de visitarmos o museu da Segunda Guerra Mundial, mas quis o destino que nossa saída a campo fosse ainda mais construtiva. Queríamos conhecer o Museu da Paz que, segundo os sites que usamos em nossa pesquisa, ficava em uma sala no Museu Histórico de Jaraguá do Sul Emílio da Silva. Ao chegarmos lá, qual foi a nossa surpresa em descobrir que não havia mais nada do que procurávamos?! Mesmo assim, pudemos conhecer um pouco da história daquela cidade de colonização parecida com a nossa. Lá os alunos tiveram contato com a miniatura de um engenho e puderam vê-lo em funcionamento para a produção de farinha, de açúcar etc.
Em contato com a diretora do Museu Histórico de Jaraguá, descobrimos onde estava a sala da Segunda Guerra. Os pracinhas brasileiros foram homenageados com um museu dentro da antiga estação ferroviária da cidade e foi para lá que partimos.
Dentro daquele prédio histórico, os alunos puderam ter contato com objetos, roupas e os mais diversos materiais usados pelas Forças Armadas brasileiras e de outros países durante o maior conflito armado da história de nosso planeta.
Após, fomos ao passeio do museu da weg. Tivemos a oportunidade de conhecer a história da implantação e evolução da Weg através de um documentário didático. Visitamos a Exposição da evolução tecnológica -motores, simulador de eletricidade estática, luz e cores, formas de captação e transformação de energia etc.
Depois de uma manhã carregada de conhecimento fomos visitar o parque Malwe, com seus museus e sua área verde. Almoçamos uma típica comida alemã e em seguida fomos conhecer o cotidiano das famílias do campo em uma sala reservada para equipamentos agrícolas antigos e para os primeiros maquinários da indústria têxtil da cidade. Por ultimo tivemos um tempo livre para apreciarmos a paisagem do parque.














Nenhum comentário:

Postar um comentário