BOAS VINDAS!

Nossa Escola foi homenageada com o nome João Costa por ser ele o doador da área na qual foi construída a instituição de ensino. A Escola Municipal "João Costa" tem como missão "ensinar conhecimentos historicamente construídos, bem como habilidades, valores e atitudes aos jovens estudantes, possibilitando-lhes uma educação de qualidade". Neste sentido, tem como visão ser reconhecida e valorizada como instituição que promove o ensino e aprendizagem e o desenvolvimento dos envolvidos no processo educacional.

BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


FEMMA - O Projeto


Feira Municipal de Matemática

O Encontro Municipal de Matemática – EMMA é promovido pela Escola Municipal João Costa desde 1999 e ocorre na segunda quinzena do mês de agosto de cada ano. Participam do evento escolas da rede pública municipal de Joinville, apresentando trabalhos relacionados à disciplina Matemática desenvolvidos pelos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, e seus respectivos professores. A partir do presente ano, denominar-se-á FEIRA Municipal de Matemática – FEMMA.
Logomarca da FEMMA
Os trabalhos desenvolvidos em sala pelos estudantes e professores, selecionados na própria escola atendem as seguintes modalidades: Material didático e jogos, Matemática Aplicada em outras disciplinas e Matemática Pura. 



Os trabalhos das escolas devem ser inscritos de acordo com o regulamento da FEMMA e após avaliação por um grupo de professores, os vinte trabalhos de maior pontuação participarão da Feira Regional de Matemática de Joinville.

A aprendizagem de Matemática requer determinação, tempo, dedicação, flexibilidade, vontade de aprender e envolvimento do/a estudante e do/a professor/a para que o resultado da aprendizagem ocorra.
Pode-se dizer que o ensino e a aprendizagem da Matemática é um desafio a ser superado por estudantes e professores.
Cada vez mais, se faz necessário buscar formas que estimulem os estudantes para o aprender.
Observa-se que desafiá-los ao desenvolvimento em projetos os mobiliza para a aprendizagem, o que é percebido pelo resultado por eles apresentado. O desenvolvimento do projeto garante a apropriação de conceitos, desenvolvimento de habilidades e atitudes, bem como fortalece a parceria entre estudantes, professores e pais.

Pois, oportunizando metodologias e estratégias que favoreçam e espírito crítico, a criatividade, o trabalho coletivo, a autoconfiança e a capacidade de enfrentar desafios e resolução de problemas, se estará contribuindo de forma significativa, para a formação básica e para autonomia dos estudantes.
Diante do exposto, justifica-se a realização da Feira de Matemática para que os estudantes e professores possam estar socializando e divulgando o resultado dos projetos desenvolvidos por eles em sala, bem como, oportunizando a participação destes nas etapas posteriores do Movimento da Feira Catarinense de Matemática.