BOAS VINDAS!

Nossa Escola foi homenageada com o nome João Costa por ser ele o doador da área na qual foi construída a instituição de ensino. A Escola Municipal "João Costa" tem como missão "ensinar conhecimentos historicamente construídos, bem como habilidades, valores e atitudes aos jovens estudantes, possibilitando-lhes uma educação de qualidade". Neste sentido, tem como visão ser reconhecida e valorizada como instituição que promove o ensino e aprendizagem e o desenvolvimento dos envolvidos no processo educacional.

BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


11/06/2012

Dia do Cachorro Quente na Escola

Nesta semana nossa escola realizará o dia do cachorro quente, fique atento às datas:

12/06/12 - Terça-feira no período vespertino
14/06/12 - Quinta-feira no período matutino
Valor: R$ 1,00 

Não se esqueça de comprar a sua ficha no dia anterior na secretaria da escola!

06/06/2012

Aula Experimental de Língua Portuguesa

Pacotinhos de broinhas
       O texto instrucional tem a função de ensinar algo ou apenas a usar algum equipamento ou produto. É característico deste texto uma lista dos elementos a serem utilizados e a outra desenvolve as instruções, como, por exemplo, as receitas de culinária.
      Assim, a professora Viviane trabalhou com o tema "texto instrucional" na disciplina de Língua Portuguesa, com os alunos dos 6º anos A, B, C.

Mão na massa!
      Após as aulas teóricas, a professora instigou-os a fazer a receita na prática. Assim, os estudantes foram separados em equipes e cada uma delas trouxeram os ingredientes necessários para a elaboração da receita. Com o auxílio da professora, os alunos puderam compreender, na prática, o objetivo dos textos instrucionais, ou seja, a importância de seguir passo a passo para que todo o processo tenha êxito.
Aprendendo na prática
      O resultado foram belas e deliciosas "broinhas de coco e amendoim". Além disso, os estudantes demonstraram interesse, preocupação e comprometimento em realizar esta maravilhosa aula prática.

Misturando os ingredientes
      Ao final, cada estudante recebeu um pacotinho com broinhas para comerem durante o recreio ou levarem para casa. Houveram depoimentos de que alguns realizaram a mesma receita com os pais, percebendo-se então, a grande aprovação dos estudantes.



Aprendendo a fazer!
RECEITA: BROINHA DE COCO OU DE AMENDOIM

Ingredientes:
500 gramas de polvilho doce;
250 gramas de açúcar;
150 gramas de margarina;
2 ovos;
100 gramas de coco ralado ou amendoim torrado e muído;
Trigo somente para polvilhar.
 
Modo de fazer:
1º Misture os ovos, a margarina e o açúcar. Mexa bem até virar um creme.
2º Em seguida misture o coco e depois, vagarosamente, misture o polvilho mexendo aos poucos.
3º Amasse bem e faça rolinhos ou bolinhas. Coloque na forma para assar a 180º por cerca de 30 minutos. 
4º Deixe esfriar e delicie-se!!

Entrega das broinhas
Parabéns à professora Viviane pelo  dedicação e aos alunos pelo comprometimento e empolgação! 






Laboratório de Botânica em Ação

Semeamos hoje o cidadão consciente do amanhã!
      Os alunos dos 6º anos iniciaram as atividades de plantio de mudas medicinais para a construção do laboratório de botânica com a orientação dos professores Tiago, Liliane e Dona Cema. Também foram plantadas sementes de hortaliças nas sementeiras construídas pelos próprios alunos.
      Durante o Plantio, os estudantes relembraram as principais funções das estruturas das plantas, como funções e características das raízes, caules, folhas, sementes, flores e frutos, bem como sua importância para o equilíbrio ecológico. Também foi mencionado os benefícios de tais plantas para a saúde do corpo humano, desde que tomadas em dosagens pequenas, funcionando como remédios naturais, os chamados fitoterápicos.
Nossas primeiras mudas de chás
      Contudo é importante ressaltar que, plantas medicinais são aquelas que possuem características que ajudam no tratamento de doenças ou que melhorem as condições de saúde das pessoas. De acordo com alguns estudos, foram os índios que descobriram a capacidade medicinal destas plantas.  Os europeus, quando chegaram ao Brasil, aprenderam muito com os indígenas. Os pajés das tribos indígenas são os grandes conhecedores das ervas e plantas medicinais. Lembrando também que a medicina chinesa também utiliza muito estas plantas no tratamento de doenças.
      A ciência que estuda a utilização das plantas medicinais é conhecida como fitoterapia. A homeopatia também utiliza muitos remédios feitos de plantas e ervas medicinais. Até o momento os alunos plantaram chás como: boldo-do-chile, boldo, alecrim, cana-cidreira, gengibre, hortelã, poejo, penicilina e outros.

 Parabéns a todos que estão se envolvendo neste projeto!

24/05/2012

Saída a Campo ao Memorial do Descobrimento do Brasil


      Os alunos dos 5º anos realizaram uma saída a campo ao Memorial do Descobrimento, juntamente com as professoras Maria Helena, Viviane e a orientadora Rosilene. 
O Memorial do Descobrimento do Brasil, localizado a 13 km ao norte de Barra Velha, anexo ao Posto Sinuelo na BR 101 Norte - km 71, com uma réplica da  Nau “Espera” da frota de Cabral com documentários sobre as viagens, a tripulação e como viviam e se alimentavam durante as viagens.


                                                         
      A visita ao Parque Temático Memorial do Descobrimento, teve por objetivo conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil, a organização da frota portuguesa, o cotidiano à bordo das naus, os motivos que trouxeram os europeus às terras sul-americanas, os primeiros contatos com os nativos e as belezas naturais de nosso país.


Parabéns aos professores pelo empenho e preocupação de ampliar os conhecimentos de nossos alunos por meio de práticas significativas!!


16/05/2012

Feira do Livro

Os alunos do 4º ano e da Educação de Jovens e Adultos - EJA, visitaram a Feira do Livro no mês de abril. Confira algumas fotos e leia um pouco sobre a história do livro!!
O livro tem aproximadamente seis mil anos de história para ser contada. O homem utilizou os mais diferentes tipos de materiais para registrar a sua passagem pelo planeta e difundir seus conhecimentos e experiências.
      Os sumérios guardavam suas informações em tijolo de barro. Os indianos faziam seus livros em folhas de palmeiras. Os maias e os astecas, antes do descobrimento das Américas, escreviam os livros em um material macio existente entre a casca das árvores e a madeira. Os romanos escreviam em tábuas de madeira cobertas com cera. 
      Os egípcios desenvolveram a tecnologia do papiro, uma planta encontrada às margens do rio Nilo, suas fibras unidas em tiras serviam como superfície resistente para a escrita hieróglifa. Os rolos com os manuscritos chegavam a 20 metros de comprimento. O desenvolvimento do papiro deu-se em 2200 a.C e a palavra papiryrus, em latim, deu origem a palavra papel.
       Nesse processo de evolução surgiu o pergaminho feito geralmente da pele de carneiro, que tornava os manuscritos enormes, e para cada livro era necessária a morte de vários animais.
      O papel como conhecemos surgiu na China no início do século 2, através de um oficial da corte chinesa, a partir do córtex de plantas, tecidos velhos e fragmentos de rede de pesca. A técnica baseava-se no cozimento de fibras do líber - casca interior de certas árvores e arbustos - estendidas por martelos de madeira até se formar uma fina camada de fibras. Posteriormente, as fibras eram misturadas com água em uma caixa de madeira até se transformar numa pasta. Mas a invenção levou muito tempo até chegar ao Ocidente.
      O papel é considerado o principal suporte para divulgação das informações e conhecimento humano. Dados históricos mostram que o papel foi muito difundido entre os árabes, e que foram eles os responsáveis pela instalação da primeira fábrica de papel na cidade de Játiva, Espanha, em 1150 após a invasão da Península Ibérica.
       No final da Idade Média, a importância do papel cresceu com a expansão do comércio europeu e tornou-se produto essencial para a administração pública e para a divulgação literária.
 
 Fonte: USP




Sacola da Leitura

Confira as fotos da entrega da Sacola da Leitura  para os 2º, 3º e 4º anos realizadas no mês de abril!



Pais Colaboradores


       Para melhorar nosso recreio, além do "recreativo", foi organizado um grupo de Pais Colaboradores para auxiliar no andamento do recreio, sendo assim também pode-se dizer que é uma forma de recreio monitorado.
Pais colaboradores

 
Lanche Comunitário

       Na semana da Páscoa nossa escola desenvolveu vários trabalhos relacionados ao verdadeiro significado da Páscoa e o tradicional lanche comunitário, no qual todos os alunos foram envolvidos na confraternização pascal, propiciando a partilha dos lanches, juntamente com os pais colaboradores. 
Agradecemos a equipe dos Pais Colaboradores que auxiliaram neste evento!